terça-feira, 20 de setembro de 2011

Falta de Equilíbio.

Com tanto enjoo e tonduras não poderia ser diferente...
Maior tombo da escada... Sorte que foi só um degrau e cai
de joelhos no chão, estou com as penas todas doida...

Achei legal essa explicação:

É normal se sentir desengonçada durante a gravidez?

Sim. Infelizmente, graciosidade e agilidade não fazem parte do pacote da gravidez. O auge dessa sensação deve acontecer no último trimestre, mas ela melhora depois que o bebê nasce.

Não é de admirar que você fique desajeitada e desastrada com tudo o que o corpo está mudando -- você está carregando mais peso, seu centro de gravidade se alterou por causa do aumento do útero e suas articulações estão mais frouxas por causa dos hormônios da gravidez.

Posso machucar o bebê?

Depende. Se você tiver uma queda feia, pode. Tropeçar e cair da escada é especialmente perigoso. No entanto, quedas acontecem com qualquer um, e, mesmo que ocorra com você, o bebê está bem protegido pelos ossos da pelve e pelo líquido amniótico. Se você sofrer uma queda, fale com o médico para se certificar de que está tudo bem.

O importante é perceber que você não está na sua melhor forma em se tratando de controle muscular e coordenação motora. Tente não se colocar em situações em que corra o risco de cair (como dançar no meio de muita gente ou subir escadarias sem corrimão).

Há algo que eu possa fazer para superar a falta de equilíbrio?

Não. O máximo que dá para fazer é ter consciência de que sua coordenação não está tão boa quanto de costume. Cuidado com superfícies molhadas ou irregulares quando caminhar, e cuidado ao carregar peso, especialmente uma criança. E, lembre-se, a falta de jeito é uma consequência temporária da gravidez. (Se depois da gravidez você continuar desengonçada, deve ser por puro cansaço.)

Quando devo falar com o médico?

Se a sensação de falta de equilíbrio for acompanhada de tontura, dor de cabeça, visão embaçada ou dor, fale com o médico imediatamente. Ficar meio desajeitada é parte inerente da gravidez, mas problemas de ouvido e de visão, assim como infecções por vírus ou bactérias, também podem tirar seu equilíbrio. A probabilidade maior, no entanto, é que a sensação se deva às enormes mudanças por que seu corpo está passando.


Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/saude/falta-de-equilibrio/


  • Um comentário:

    Rose disse...

    Aiaiai que susto hein amiga!!!
    Quando alguma gravidinha fala pra mim q quase caiu...sinto até um gelo no core.....

    Mas é como vc disse...tantas mudanças...é comum...acontecer esses deslizes.....

    Bjokinhas e se cuida!