sexta-feira, 18 de novembro de 2011

18ª semana de gravidez

Seu corpo

Mais ou menos depois de 18 semanas, você pode começar a sentir uma agitação em sua barriga, são os primeiros movimentos do bebê, e ele está fazendo ondas... (já sinto a tempos esse pimpolho de peraltices aqui dentro rsrs). Nas próximas semanas, esses sentimentos tornar-se-ão mais evidentes. E, em breve será, serão mais evidentes; você poderá sentir e quase ver os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em movimento em toda a sua barriga.

Dores, devido aos gases, são um modo de vida agora; (essa noite que passou especialmente foi muito dolorida, tive cólicas intestinais a noite inteira, foi muito ruim ainda bem que passou). portanto, é comum confundir a movimentação do feto com um pouco de indigestão. Se você não começar a sentir a agitação do seu bebê ainda, não se preocupe; esse acontecimento ocorre em períodos diferentes para pessoas variadas. Se notar uma clara falta de movimentação fetal, após ter sentido o bebê pela primeira vez, provavelmente não deve ser nada demais; contudo, não custa entrar em contato com seu médico.

Caso esteja sentindo fome durante esses dias, renda-se (com moderação) (e que moderação, nosso obstetra está fazendo terrorismo, e disse que mamãe não pode engorda nadica nos próximos 2 meses he he he só no pão integral, queijo light e leite denatado o.O). É especialmente importante ingerir carboidratos para suprir as necessidades energéticas de ambos, suas e de seu bebê. Por isso, mantenha a dieta de Atkins longe por, no mínimo, 22 semanas. Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer atividades físicas, pois elas melhoram a circulação sanguínea, fazem relaxar e descansar. Algumas atividades (como hidroginástica e caminhadas, massagem linfática e relaxamentos) são muito indicadas.

Outro aspecto... O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, 2cm aproximadamente. Ideal seria se você tivesse ganho até agora por volta de 4,5 a 5,8 quilos (ganhei 6 kg o que meu Obstetra está noiando? credo rs), mas claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Se você acha que está engordando muito, converse com o médico e peça ideias para a sua alimentação, talvez seja preciso consultar um nutricionista também.

Sentir tonturas e sensação e ter fraqueza são sensações normais durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam, desde que passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa, procure o médico. "Hipotensão postural" (\o_ eu tenho) é a pressão baixa causada por uma mudança brusca de posição; ocorre com frequência na gestação. Trata-se da adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo.

Seu bebê

As orelhas do seu bebê estão posicionadas no local correto agora e estão completamente formadas. Seu bebê pode ouví-la. Talvez esteja na hora de você abandonar algumas palavras do seu vocabulário...(explica isso pro papai, pra vovó e o vovô!)

Outros destaques desta semana:

  • Esta semana é também o início de ossificação. Esse é o termo médico para o endurecimento dos ossos em miniaturas do seu bebê;
  • Os nervos do seu bebê estão fazendo conexões cada vez mais complexas. O seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos em pelno desenvolvimento. Uma substância chamada mielina, que torna as transmissões nervosas mais rápidas, está agora revestindo os nervos do seu bebê;
  • Neste momento o seu bebê está coberto com uma cera gordurosa conhecida como vernix. Essa cera gordurosa protege o seu bebê contra rachaduras e hematomas que podem ocorrer devido à exposição ao líquido amniótico. Além disso, devido a cera ser bastante gordurosa e escorregadia, ela facilita a saída do bebê na hora do parto;
  • A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 12,5 a 14 centímetros. O peso dele é de 160 gramas aproximadamente. (taaaaah com 16 semanas ele já tinha 13 cm e pesa 175 gramas, gordim da mamãe).

Sua vida

Colocar o bebê para dormir tornar-se-á uma de suas missões na vida (as outras serão alimentá-lo e depois ter certeza de que o alimento está saindo do outro lado). Uma boa maneira de começar a tarefa é estar certa de que pode mudar rapidamente o quarto do bebê de iluminado e arejado para escurinho e silencioso, pronto para a soneca. (estamos fazendo o possível).

Não gaste dinheiro com tratamentos de janela. Salve alguns tostões e faça a suas próprias cortinas, utilizando os famosos blackouts (foi o que pensei). Você sequer terá de costurá-los. Em lojas de departamentos, certamente você encontrará os varões e o blackout prontos para serem colocados. Você só precisará de uma ajudinha do seu marido para fazer a furação na parede!

O essencial para o quarto do bebê é o berço, cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa) uma poltrona para amamentar, cesta para suporte, lixeira e uma iluminação adequada. Espelhos estimulam o desenvolvimento, pois a criança observa sua movimentação, a fala e os gestos; use-os colados na parede para eliminar riscos de quebra.Tapetes de borracha antialérgicos, cortinas removíveis e laváveis, móveis sem quinas e piso revestido de vinil ou laminado plástico aplicam-se para evitar poeira completam o conjunto e oferecem segurança.

O que você está pensando...

"Ai meu Deus! Há algo rastejando na minha barriga? Oh, espere, é o bebê!" (como é bom).

Faz bem comer...

Procure ingerir leite, queijo frescal, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite (proíbido), amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda e tofu processado com sais de cálcio. Esses alimentos são fontes de cálcio.

(ta, estou tomando suco de soja).

Futuro papai

Você está parecendo um tipo de "Sr. Resolve Tudo?" É comum para o pai sentir-se um protetor das mamães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e livrarem-se de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você sentir-se-á mais útil, ouvindo as queixas da futura mamãe; às vezes, ficará frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez, vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo. Por mais difícil que pareça, apenas escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos. eis o melhor presente que você pode dar. (o melhor marido e pai do mundo, amo demais).

Fonte: http://vidademulher.com.br/canais/maes-a-filhos/gravidez-semana-a-semana/semana-18.html

Nenhum comentário: