segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

23ª semana de gravidez

Você tem a gravidez sob controle: sente-se bem (sim), está linda (em partes, to me sentido gorda... barriguda rsrs faz parte! Mas o papai comprou o vestido mais lindo da loja para a mamãe para ela se sentir melhor), come satisfatoriamente e bebe bastante água (como beeeem e água de rodo). Tudo é fabuloso; é como se fosse seu aniversário todo o dia (em partes, odeio que ALGUMAS pessoas ficam passando a mão na minha barriga...). As pessoas tratam-na de forma impressionante, deixam-na passar à frente na fila do banco \o/, do mercado \o/, entre outras gentilezas. Ok, talvez isso não aconteça todos os dias, mas estar grávida a faz sentir-se muito especial todos os dias, mesmo que alguém no ônibus não ceda um lugar a você #fato.

Seu corpo

Fato: você está transportando vários quilos de peso extra (isso que me da medo), localizado não só na barriga, mas em seu sutiã também (aham). Quem é o maior responsável por carregar todo essa carga extra? (Quem? Quem? Quem?) Os senhores ombros e as senhoras costas. Não sofra em silêncio e receba doce alívio (principalmente a senhora costas... Mas meu maridinho amado faz massagem TODO dia).

Mesmo no início da gravidez, a dor nas costas pode ser bem chata e, quando você chegar a metade da gestação, esqueça-a. Uma bolsa de gelo ajuda a aliviar parte da tensão. Existem algumas abordagens alternativas, como a acupuntura e a massagem que podem auxiliar no alívio da dor. Ademais, ter alguém para esfregar suas costas e fazer uma massagem por uma hora a fará sentir-se muito bem. Se você sentir muita dor na parte inferior das costas e nos quadris, poderá desenvolver um problema ciático. Verifique com seu médico.

Seu bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas (ele adoro ir para Taió na casa do Bisá Romilda, mexe o dia inteiro). Por isso, você vê o abdômen mover-se (sim sim...). O útero está cerca de 5 centímetros acima do umbigo. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, como diria um amigo meu "faz parte". Procure ficar de bem com você mesma (...é... mas as vezes preciso matar uns... Tem pessoas que mais ainda!).

Seu bebê

O seu bebê ainda terá um bom tempo até os pulmões estarem prontos para o ar e, por enquanto, ele está praticando a "respiração" com líquido amniótico, sugando e expelindo.

Outros destaques desta semana:

  • Neste ponto a produção de gordura está no automático e isto vale para você também (CREDO). O seu bebê irá basicamente duplicar de peso ao longo das próximas quatro semanas! Você ficará feliz em saber que o mesmo não se aplica a você;
  • Seu bebê está começando a parecer-se mais como um recém-nascido, conforme a pele torna-se menos transparente. O corpo dele está ficando mais proporcional, apesar da cabeça ainda estar grande em comparação ao corpinho;
  • Como a audição do seu bebê está mais apurada, você pode começar a conversar com ele (isso mamãe já faz a muito tempo). Isso mesmo que você leu, conversar. Há pessoas que pensam que conversar com o bebê é loucura, mas mal sabem elas que estão totalmente erradas. Conversar com o bebê ainda na barriga da mãe é a coisa mais natural do mundo, além disso ajuda no fortalecimento do vínculo materno-filial. Isso vale para o papai também;
  • Os lábios estão formados e os olhos também. mas a íris (a parte pigmentada dos olhos) ainda está sem cor (Que cor terá?).

Futuro papai

Faça uma tarefa doméstica de surpresa (isso existe?), ou convide sua esposa para descansar enquanto você prepara um bom lanche (?), ou saiam para jantar fora (mais fácil). Deixe-a saber o quão especial ela é para você (isso ele me diz todo dia).


Fonte: http://vidademulher.com.br/canais/maes-a-filhos/gravidez-semana-a-semana/semana-23.html

2 comentários:

Futura mãmã disse...

Parabens por mais uma semaninha rsrs logo logo ta com 30 como eu vai ver..o tempo voa pow ..nem damos por passar rs...
E coisas boas ai em vermelhinho neah :D

Beijo

Mima disse...

Parabéns pela gestação tranquila e saudável!!! O tempo está passando rapidinho e 2012 com certeza será um ano mega especial com a chegada do Enzo!!!

bjos,