quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

25ª semana de gravidez

Eeeee lereeee!
Que delícia esse tempo passando rapidinho...

Neste ponto, você deve estar inchada por todo o lado (engano seu). O que começou apenas com os seios parece ter se propagado para o tronco e os membros. Isso é definitivamente contagioso! Mas, mesmo com os dedos das mãos e dos pés parecendo aquelas linguiças gordinhas (meu anel e aliança estão um pouco mais apertados, mas não é para se chamar de linguiça rs), e isso não ser sua ideia de sensualidade e delicadeza, saiba que seu marido deve estar lhe achando lindona (espero!).

Seu corpo

As cãibras nas pernas durante a gravidez não são daquelas sem importância. Quando aparecem durante a gestação, muitas vezes, você tem de sair da cama pulando e gritando usando toda a força de seus pulmões (nunca tive). Esse incomodo pode ser causadas por uma deficiência de cálcio, então tenha certeza de obter a quantidade suficiente desse nutriente. Se for intolerante à lactose ou alérgica a produtos lácteos, ainda existem formas de obter a quantidade suficiente de cálcio em sua dieta que não envolvem tomar dois potes de sorvete, embora isso soe muito bem! Acredite ou não, há cálcio em amêndoa, peixe, brócolos e tofu. Ainda que as cãibras venham de carona com a gravidez, existem maneiras de evitá-las com compressas quentes e massagens. (meu querido obstetra rs acertou exatamente a minhas vitaminas \o/ sem cãibras, sem desmaios, sem fraqueza, apenas com muita fome rsrs... Mas tenho amigas grávidas que morrem de medo das cãibras, dizem que doem demais...)

Entre as semanas 24 e 28, você terá seu teste para verificar a glicose da diabete gestacional (eu sei). Você beberá um líquido parecido com xarope, ou outra bebida bem açucarada, de diversos sabores: limão, laranja, abacaxi... Depois, aguarda-se uma hora e, em seguida, avaliam seu nível de açúcar no sangue. Se você for fazer o teste em casa, coloque a bebida na geladeira para ficar mais agradável, pois é mais fácil para o estômago suportá-la quando refrigerada (faremos na segunda dia 09/01, meu querido obstetra disse para ter paciência, que o exame demoooora e nem pode sair do laboratório rsrs).

O teste pretende detectar a diabetes gestacional, um estado clínico que surge apenas durante essa fase. Caracteriza-se pelos níveis elevados de açúcar no sangue. Uma hiperglicemia não tratada aumenta o grau de dificuldade no parto vaginal, ou traz a necessidade de cesariana, já que o bebê cresce demasiadamente, especialmente na parte superior do corpo. Aumenta também o risco de complicações no bebê, como hipoglicemia no nascimento. Contudo, um resultado positivo no teste da glicemia não significa que a grávida tenha diabete gestacional, mas indica certamente que terá de efetuar o mais elaborado teste de tolerância à glicose (TTG) para saber ao certo.

Caso o resultado seja positivo no teste de diagnóstico da diabete gestacional, significa que os hormônios da gravidez estão dificultando a produção e a utilização da insulina, elevando os níveis de glicose e provocando a hiperglicemia. A glicose suplementar no sangue atravessa a placenta, levando a que o bebê a armazenar gordura adicional, causando problemas que incluem lesões nos ombros durante o parto e hipoglicemia no nascimento. Esta doença pode ser controlada pela alimentação e, na maioria das mulheres, os níveis de glicose regressam ao normal após o parto.

Todavia, mesmo que os níveis de glicose desçam após o nascimento do bebê, é sensato manter o regime alimentar, dado que as mulheres com diabete gestacional podem - com muita probabilidade - desenvolver realmente a doença posteriormente. Se controlar a sua alimentação, você pode conseguir adiar ou evitá-la. "A gravidez é uma excelente oportunidade para saber se está geneticamente programada para a diabete", considera o Dr. Mark Taslimi, professor de obstetrícia e de ginecologia no Lucille Packard Children's Hospital em Palo Alto, na Califórnia.

Você poderá começar a notar o aparecimento de estrias daqui para frente (será? Estou a bainharme de cremes e óleo a dias). Elas surgem principalmente no abdómen, nos quadris e nos seios. Preveni-las é praticamente impossível; porém, ameniza-se seu aparecimento usando um sutiã bem firme e hidratando a pele várias vezes ao dia. Com o estiramento da pele da barriga e do peito, é possível que sinta algum incomodo, de vez em quando. Se tiver a pele seca, mantenha-a sempre bem hidratada.

A grávida talvez sinta que os olhos estão mais sensíveis à luz (percebi isso), para além de ásperos e secos. É um sintoma perfeitamente normal da gravidez, conhecido como “olho seco”. Para aliviar o desconforto, use uma solução de lágrimas artificiais para humedecer os olhos.

Seu bebê

Prepare-se para brincar de Le-do-le-ta! As mãos do bebê já estão plenamente desenvolvidas (também percebi pelas mexidas aqui rs), e ele passa a maior parte do tempo acordado, tateando em volta na escuridão do útero. O cérebro e as terminações nervosas dele estão desenvolvidos o suficiente para que seu bebê sinta a sensação de toque. Isso não significa que ele pode sentir quando seu pai fica o cutucando.


Outros destaques incluem:

  • Os braços e pernas do bebê tem crescido quase as proporções que serão no nascimento, que ainda é bem curtinho. Portanto, não fique alarmada quando os bracinhos do recém-nascido mal chegarem na altura da cintura. As narinas do bebê, que estavam fechadas até agora, foram liberadas (é como se ele tivesse tomado uma super dose de descongestionador nasal) e ele pode praticar respirar pelo nariz. A estrutura da coluna vertebral do seu bebê agora é composta de 150 juntas, 33 anéis e cerca de 1000 ligamentos. Dá para acreditar que você está criando algo tão complicado dentro de você?
  • Os capilares, o menor dos vasos sanguíneos estão se formando, dando àquela pele translúcida um brilho rosado. Os vasos sanguíneos nos pulmões também se desenvolvem nesta semana. Você vai ver e ouvir como a criação de Deus é perfeita quando, em alguns meses, seu bebê começar a treinar aqueles pulmões bem na fila do banco ou do mercado;
  • Seu bebê tem cerca de 33 centímetros de comprimento. Aproximadamente o tamanho de uma régua escolar. Humm... isso lembra a hora da merenda;
  • O peso, aproximadamente 700 gramas, não parece muito, mas o bebé está começando a trocar o corpo comprido e magrinho por um visual mais arredondado. À medida que vai ganhando peso, a pele enrugada começa a ficar mais macia, fazendo com que comece a ter uma aparência mais próxima de um recém-nascido. Já será provavelmente possível reconhecer a cor e a textura do cabelo, embora ambas possam mudar quando nascer;
  • Os bebes que nascem com cabelo ruivo podem mais tarde ser loiros, os recém-nascidos de cabelo escuro podem crescer e ter uma cabeleira clara e os louros transformam-se muitas vezes em morenos. No caso dos bebés africanos, a grande surpresa é geralmente a textura. Se o seu bebê nascer com caracóis grandes e macios, é possível que fiquem mais densos e um pouco mais ásperos nos primeiros seis meses de vida.

Como você será?



Fonte: http://vidademulher.com.br/canais/maes-a-filhos/gravidez-semana-a-semana/semana-25.html


2 comentários:

Futura mãmã disse...

Como e' bom cada semana que passa..
Olhe eu tambem ainda nao inchei nadinha de nada e ja estou de 31 semanas rs
E engordar so' na barriga mesmo :D
Mas eu sou uma gravida estranha sem sintomas ahahha
Que sua gravidez continue bem :D
Beijo

Mima disse...

Bem legal as orientações deste site e q bom q a maioria das coisas vc não está sentindo. rsrs Q continue assim, né?

bjos,